Formação em Psicanálise - Presencial
PROCESSO DA FORMAÇÃO:
36 meses, sendo divididos em 06 períodos de 06 meses.
REQUISITO PARA INGRESSO:
Qualquer pessoa que tenha o interesse em ingressar no universo psicanalítico, e que se submeta aos processos éticos que rege a formação, conhecido como o tripé psicanalítico estabelecido pelos estudos da teoria, analise pessoal e análise de supervisão.
LINHA FILOSÓFICA DA FORMAÇÃO NO IBRAPCHS:
Nossa proposta é de ofertar a todos a oportunidade de ingressar no universo psicanalítico, temos como base para a construção do saber a teoria Freudiana no entanto compreendemos que o universo psicanalítico não se resume em Freud, não se pode desconsiderar os grandes pensadores que contribuiram para o crescimento da psicanálise.
Contamos em nosso quadro de professores com profissionais de diversas linhas de pensamento psicanalítico e ao decorrer da formação o aluno terá a oportunidade de conhecer essas diversas linhas de pensamento psicanalítico de forma mais especificas.
TUTORIA:
O aluno poderá retirar suas dúvidas da seguinte forma:
SISTEMA DE ENSINO:
1 – Aula Teórica – Encontros uma vez por mês das 09:00 às 16:00 (Sábados, de acordo com a proposta de divulgação; verificar o sistema de matrículas e o polo específico).
2 – Atividade de Pesquisa – Leitura de livro ou textos específicos de acordo com a ementa proposta, desenvolvimento de pesquisas específicas conforme o tema de interesse.
3 – Apresentação de Trabalhos e Fórum – Ao final do primeiro ano de estudos teóricos, todos devem realizar a elaboração de artigos acadêmicos ao fim de cada período semestral (terá orientação para esta atividade).
4 – Encontro Psicanalítico – Um encontro Psicanalítico por mês, das 20:00h às 21:00h. Participação mínima de 03 encontros a cada período. (Online).
5 – Análise Pessoal – É um dos processos mais importantes na formação e deve ser iniciado imediatamente. Submeta-se a análise pelo menos uma vez por semana durante todo o percurso da formação. O IBRAPCHS disponibiliza analistas através da Clínica Psicanalítica. No caso de já ter um analista fora do Instituto, deve apresentar uma declaração de comprovação de análise a cada 06 meses e enviar para (joaonolasco@ibrapchs.com.br) – (Este custo não está incluso nas mensalidades).
6 – Análise de Supervisão – Este processo inicia-se após os 02 primeiros anos de estudos e trata-se da experiência da Prática Clínica. O estudante será orientado por um analista mais experiente. O IBRAPCHS disponibiliza analistas supervisores através da Clínica Psicanalítica. No caso de já ter um analista fora do Instituto, deve apresentar uma declaração de comprovação de supervisão a cada 06 meses e enviar para (joaonolasco@ibrapchs.com.br) – (Este custo não está incluso nas mensalidades).
7- Atividades Extras Curriculares – Participação em seminários, encontros ou Jornadas Psicanalíticas (Total de 40 horas durante o processo de formação), presencial ou online.
GRADE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO:

Conheça Nosso Corpo Docente
Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados, incluindo especialistas, mestres e doutores com vasta experiência teórica e prática em psicanálise. Acreditamos na importância da escuta pluralista e na diversidade de perspectivas como elementos essenciais para uma formação sólida em psicanálise.

João Nolasco
- Analista desde 2006, membro do IBRAPCHS.
- Pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela FACEI.
- Especializado em Saúde Integral de Adolescentes e Jovens pela NESA/UERJ-RJ.
- Bacharelando em Psicologia pela UNIANCHIETA.
- Diretor de Formação do Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, Ciências Humanas e Sociais, responsável pelos cursos nas modalidades presenciais e EAD.
- Coordenador do Centro de Atendimento Psicanalítico do IBRAPCHS.
- Idealizador do programa Café com Psicanálise, exibido na TV Rede Baixada no ano de 2017.
- Especializado em Terapias Integrativas e Saúde Complementares.
- Psicanalista em consultório particular.

Vivian Reis
- Doutoranda e Mestra em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida.
- Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.
- Pós-graduada em Psicopedagogia, Psicologia Jurídica e Psicanálise.
- Atua como psicóloga, psicopedagoga e psicanalista clínica e institucional no Centro de Assistência Social e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro e na Clínica INSABE (Instituto de Saúde e Bem-Estar).
- Docente externa na Universidade Veiga de Almeida no curso de MBA em Logística e Supply Chain e Operações.
- Docente no Instituto IBRAPCHS (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, Ciências Humanas e Sociais, Educação e Saúde).

Leudes Rodrigues
- Linguista e Psicanalista.
- Graduado em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas.
- Pós-graduado em Linguística e em Sexualidade e Gênero.
- Analista, professor e membro do IBRAPCHS.
- Analista membro do (IEC) Instituto de Estudos de Complexidade.

Marcio Guimarães
- Psicanalista, Professor e Palestrante.
- Mestre em Psicologia pela Universidade UNIVERSO (Niterói/RJ)
- Pós-graduado em Psicanálise Clínica pela Faculdade Maria Tereza.
- Formado em Psicanálise pelo IBRAPCHS, onde também atua como membro do Instituto.
- Experiência em docência no ensino superior nas áreas de Psicologia Aplicada e Gestão Estratégica de Pessoas, com passagens pela Escola Superior da Polícia Militar, COPPEAD/UFRJ e Faculdade UNIVERTIX (2017 a 2021).
- Servidor público estadual aposentado, com 32 anos de atuação dedicados à sociedade do estado do Rio de Janeiro.
- Atende em consultório particular, com ênfase na escuta psicanalítica de jovens e adultos.

Andréa Lemos
- Psicanalista formada pelo IBRAPCHS.
- Especialista em Psicanálise e Análise do Contemporâneo pela PUC/RS e em Psicopatologia Clínica pela PUC/RJ.
- Psicopedagoga Clínica e Pedagoga, com especializações em Gestão Escolar e Tecnologia Educacional pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ).
- Atuação voltada para a escuta clínica e os atravessamentos subjetivos do contemporâneo, com enfoque na prática psicanalítica e nos desafios educacionais e sociais atuais.
- Atende em consultório particular e também desenvolve atividades relacionadas à formação e orientação de processos pedagógicos e terapêuticos.
O Que Nossos Estudantes Dizem
marcia cunhaTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Estou gostando muito. Muita expectativa pelo que vem pela frente. Érika RoxoTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Curso sensacional com muita didática. Solange AlmeidaTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Excelente পুনঃপ্রেরণ করুন তানিগুচিTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Fácil localização e bom material de estudo sobre psicanálise. Didática agradável.